Localidade: Porto de Muge
Proprietário: Público
Data de construção: 1904
Descrição
Esta Ponte deve o seu nome à rainha D. Amélia, que a atravessou pela primeira vez acompanhada de seu marido, o rei D. Carlos, quando se deslocavam para Vila Viçosa, no dia 28 de Janeiro de 1904, 14 dias depois da data de inauguração desta obra de engenharia, a 14 de Janeiro.
A Ponte assenta em 13 pilares e as suas fundações foram descidas a uma profundidade de 12 a 14 metros. Possui uma extensão de 840 metros.
A Ponte Rainha D. Amélia é uma ponte sobre o rio Tejo, projectada por Gustave Eiffel, o famoso engenheiro francês, conhecido pelas suas construções em ferro que caracterizaram a “Engenharia do Ferro e do Vidro”, corrente arquitectónica que surgiu no final do século XIX e no início do século XX. Nesta época as técnicas de utilização do ferro foram desenvolvidas e, aliado a este material, também o vidro se produzia em grande escala. Outros exemplos deste tipo de arquitectura em Portugal são o elevador de S. Justa, em Lisboa, ou a ponte D. Luís, no Porto.
Inicialmente, a Ponte era usada para tráfego ferroviário. Em Agosto de 2001, a ponte foi reconvertida ao tráfego rodoviário e pedonal. Devido à reduzida largura de do tabuleiro da ponte, a travessia do tráfego rodoviário é feita alternadamente, controlada por meio de semáforos. A Ponte Rainha D. Amélia possuiu, durante muito tempo, o título da ponte ferroviária mais extensa da Península Ibérica, em via única.
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